#01-Born This Way
Data de Lançamento: 28 de Fevereiro de 2011
Duração oficial: 07:20 min
Born This Way é uma canção da cantora norte-americana Lady GaGa, contida no seu segundo álbum de estúdio de mesmo título. Logo de estréia a canção já bateu o record de Hung Up da cantora Madonna e foi a musica que menos demorou para ficar em primeiro lugar nas paradas musicais mais importantes do mundo, a canção é também a musica de maior execução na primeira semana de lançamento. Foi lançada como o primeiro single do disco em 11 de fevereiro de 2011.A faixa foi escrita e produzida por Lady GaGa e Jeppe Laursen, com o auxílio de Fernando Garibay e DJ White Shadow. A canção fala sobre o amor e a igualdade na sociedade, tanto de homossexuais e heterossexuais, e de acordo com a MTV, é "o hino dos homossexuais".
Born This Way recebeu críticas diversas, sendo descrita como um hino de discoteca, embora tenha sido criticada por ter semelhanças com Express Yourself, sucesso de Madonna lançado em 1989. Nos Estados Unidos, tornou-se o terceiro single da artista no topo da Billboard Hot 100. Além disso, Born This Way é a milésima canção a chegar ao topo da lista, sendo a primeira música em mais de 13 anos a estrear no topo e permanecer nesta posição por mais de duas semanas, contando um total de seis semanas no topo. Teve um sucesso enorme nos Estados Unidos, e maior ainda no mundo, foi em #1 em 34 países diferentes do Globo, quebrando fronteiras, liderou em 5 países latino-americanos e se tornou o maior Top 5 do século, ficando nas 5 primeiras posições em 42 países. É o single mais rápido a ser vendido na história da iTunes Store, vendendo um milhão de cópias em cinco dias.
#02-Judas
Diretor (a): Laurieann Gibson
Data Lançamento: 05 de Maio de 2011
Duração oficial:05:35
Judas é uma canção da cantora e compositora norte-americana Lady GaGa, sendo o segundo single do seu segundo álbum de estúdio, intitulado Born This Way. Seria originalmente lançada a 19 de abril de 2011, contudo, após um demo da canção "vazar" na internet, GaGa decidiu antecipar a data, divulgando-a em 15 de Abril de 2011. A música foi co-escrita e co-produzida por RedOne e é sobre uma mulher apaixonada por um homem que a trai.
Judas tem um som semelhante aos de singles anteriores de GaGa, como Poker Face, LoveGame, Bad Romance e Alejandro, e contém três distintos ganchos e um break influenciado pela house music. O break contém influências de techno-tribal e dubstep. GaGa explicou que as linhas faladas durante o break, falam sobre ela estar além da sua capacidade de se redimir, em termos das visões tradicionais que uma mulher deve ser. A capa do single foi desenhada por GaGa no Microsoft Word e possui um fundo preto com a palavra Judas, escrito em letras maiúsculas vermelhas, em fonte de impacto e tirou uma foto com seu celular para a textura. Foi lançado através de sua websérie, Transmission GaGavision. Críticos observaram semelhança entre Judas e Bad Romance, mas elogiaram a produção musical da canção, elogiando a sua energia e o break robótico.
#03-The Edge Of Glory
Diretor (a): Haus Of GaGa
Data Lançamento: 29 de Maio de 2011
Duração Oficial:05:28
The Edge Of Glory é uma canção da cantora norte-americana Lady GaGa, de seu segundo álbum de estúdio Born This Way. Originalmente lançada como uma música promocional a 9 de Maio de 2011, foi a primeira de duas faixas divulgadas para promover o disco antes de seu lançamento; contudo, após o imediato sucesso de vendas no iTunes, a cantora decidiu que The Edge Of Glory se tornaria o terceiro single do álbum.
Foi escrita por GaGa, Fernando Garibay e DJ White Shadow, e tem a colaboração do saxofonista Clarence Clemons, da E Street Band. A canção foi inspirada na morte do avô da cantora em 2010.
O vídeo musical foi filmado em 28 e 29 de Maio, e foi co-dirigido por GaGa e Haus of GaGa, sua equipa criativa. O vídeo é notavelmente simples em contraste com grande parte do trabalho anterior de GaGa. Tais grandes diferenças incluem a falta de coreografia intrincada, a falta de de fundo dançarinos, e o uso de apenas um traje desenhado por Versace. Os críticos elogiaram a simplicidade do vídeo, enquanto os críticos de música várias passou a comparar o vídeo musical de The Edge Of Glory, com os trabalhos de Michael Jackson e Madonna, nomeadamente Billie Jean e Papa Don't Preach, respectivamente.
#04-Yoü and I
Duração Oficial: 06:22
Yoü and I é uma canção da cantora americana Lady GaGa. Foi escrita por GaGa, produzida pela cantora e Robert John "Mutt" Lange, e incluída no segundo álbum de estúdio da cantora, Born This Way (2011). Com a participação de Brian May, que estava encarregado de colaborar com a guitarra elétrica. É uma música influenciada por músicas do gênero rock n roll como "We Will Rock You" da banda Queen, além de utilizar samples da mesma. Muitos a comparam como uma balada country, o que é bem diferente do estilo de GaGa, mais voltada a baladas eletropop. Em julho de 2011, foi confirmada por GaGa como o quarto single do álbum, e que será lançado nas rádios Estados Unidos em 23 de Agosto de 2011.
A canção foi lançada por GaGa em junho de 2010, durante uma apresentação para Elton John's White Tie and Tiara Ball. Em seguida, a cantora incluiu a canção no repertório de sua segunda turnê mundial, The Monster Ball Tour. Mais tarde, Gaga cantou a música em vários programas de TV, festivais e eventos. Yoü and I foi inspirada pelo relacionamento da cantora com seu namorado Lüc Carl. A canção recebeu críticas positivas, sendo considerado como um dos destaques de Born This Way. Após o lançamento do álbum, Yoü and I entrou no repertório de músicas vendidas em países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, devido aos downloads digitais do álbum. Haley Reinhart, concorrente no reality show American Idol, cantou a música em maio de 2011, recebendo comentários positivos do júri. A canção foi lançada como single no iTunes e foi parte do álbum de compilação American Idol Top 5 Season 10.
O videoclipe de acompanhamento para Yoü and I foi lançado em 16 de agosto de 2011 e foi gravado pela colaboradora de longa data de GaGa, Laurieann Gibson em Springfield, Nebraska. O vídeo apresenta Jo Calderone o alter ego masculino GaGa, que também é destaque na capa do single e Yüyi, uma sereia. O principal conceito por trás do vídeo foi a jornada de GaGa, para ficar com seu amado, e foi retratado através de uma variedade de cenas mostrando-a em vários avatares, incluindo os dois anteriores mencionados. Depois de seu lançamento, o vídeo foi recebido positivamente.
#05-Marry The Night
Diretor (a): Lady GaGa
Data de Lançamento: 01 de dezembro de 2011
Duração Oficial: 13:51
Marry the Night é uma canção da artista musical Lady GaGa, servindo como o quinto single de seu álbum, Born This Way (2011). Foi escrita e produzida por Lady GaGa e Fernando Garibay, e gravada no ônibus da cantora durante a turnê The Monster Ball Tour. Marry the Night foi inspirada pela energia de uma obra anterior de GaGa, Dance in the Dark, e o amor por sua cidade natal, Nova York, que lhe deu a coragem de rejeitar Hollywood. GaGa mencionou pela primeira vez a música no programa de rádio de Ryan Seacrest, On Air with Ryan Seacrest, em fevereiro de 2011. A canção foi lançada seis dias antes do lançamento de Born This Way durante uma promoção do jogo eletrônico FarmVille.
Marry the Night é uma canção dance-pop, influenciada por house music e electro-pop. Apresenta o som de um sino de igreja eletrônico, cuja composição inspirou Gaga a compor as letras. Marry the Night também apresenta batidas techno, palmas e uma repartição influenciada pelo funk-rock. As letras são sobre o amor de Gaga pela noite e por festas, enquanto homenageia a sua cidade natal, e faz referências aos seus dias de festa no cenário musical do centro de Nova York.
O vídeo acompanhante foi dirigido por GaGa e filmado em Nova York. Ele conta a história de quando ela assinou um contrato com sua atual gravadora Interscope Records após ter sido rejeitada por seu antigo selo discográfico Def Jam, com cenas de uma clínica, um estúdio de dança, em seu próprio apartamento na sua cidade natal e num telhado de um estacionamento. Ela veste roupas de Calvin Klein, Yves Saint Laurent e Stéphane Rolland. Antes de seu lançamento, foram divulgadas imagens e prévias do roteiro. Jornalistas escreveram críticas positivas a produção e apreciaram o tema narrativo. A artista cantou a música na Fórmula 1 da Índia, MTV Europe Music Awards de 2011, The X Factor britânico e outros. Além de gravar uma versão acústica da faixa para seu especial de Dia de Ação de Graças, A Very GaGa Thanksgiving.
Nenhum comentário:
Postar um comentário