quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

The Fame Monster


#01-Bad Romance
Diretor(a): Francis Lawrence
Data de Lançamento: 23 de Novembro de 2009
Duração Oficial: 05:08


Bad Romance é uma canção da cantora americana Lady GaGa para o EP The Fame Monster. Foi lançado como primeiro single do trabalho. A faixa foi produzida por RedOne e foi inspirada na paranóia que ela sentiu na sua digressão, The Fame Ball Tour. Depois dademo ter sido revelada na Internet, Gaga estreou a canção na semana da moda de Paris Primavera/Verão 2010 de Alexander McQueen a 6 de Outubro de 2009, seguida pela revelação da capa. Composta num ritmo semelhante ao dos seus singles anteriores, Bad Romance traz uma canção ponte e um refrão forte. A música fala sobre explorar as alegrias de um mau romance, enquanto referência a filmes de Alfred Hitchcock, que são visíveis em alguns versos da letra. Esse single vendeu mais de 9,7 milhões downloads, sendo a música mais bem sucedida no mundo no ano de 2010.

A música tem sido interpretada por GaGa em vários programas televisivos, incluindo Saturday Night Live e Gossip Girl, assim como na cerimónia dos American Music Awards de 2009. No alinhamento de faixas da The Monster Ball Tour, é a canção de encerramento dos espectáculos. A revista Rolling Stone classificou a faixa como a décima canção do ano de 2009.

#02-Telephone
Diretor(a): Jonas Åkerlund
Data de Lançamento: 11 de Março de 2010
Duração Oficial: 09:31

Telephone é uma canção da cantora Lady GaGa para o terceiro EP, The Fame Monster. Conta com a participação de Beyoncé e foi lançado como segundo single do disco de GaGa, posteriormente à sua entrada em tabelas musicais de alguns países, nomeadamente no Canadian Hot 100. Inicialmente oferecida à cantora Britney Spears, a inspiração para a canção foi o medo de sufocamento de GaGa, e do fato de que raramente encontrou tempo para se divertir. As letras retratam a cantora como preferida na pista de dança, em vez de atender chamadas de seu amante. GaGa explicou que a faixa aborda na realidade uma pessoa dizendo-lhe para continuar a trabalhar duro. Esse single vendeu mais de 7,4 milhões downloads e esteve entre os dez mais vendidos de 2010, de acordo com o ranking da IFPI.
Musicalmente a canção é constituída por uma ponte expandida, um verso-rap e um epílogo, onde quem está a fazer a chamada é redirecionado para o correio de voz dela. Knowles aparece no meio da música com os versos cantados num modo de disparo rápido, acompanhado por batidas duplas. As críticas ao The Fame Monster contemplaram positivamente a canção. Entrou no fim do ano de 2009 em tabelas digitais, antes do seu lançamento físico. Oficialmente, estreou a 26 de Janeiro nas rádios americanas.

#03-Alejandro
Diretor(a): Kelvin Klein
Data de Lançamento: 08 de Junho de 2010
Duração Oficial: 08:44
Alejandro é uma canção da cantora norte-americana Lady GaGa. Foi lançada como o terceiro e último single de seu terceiro extended play (EP) e segundo grande lançamento a nível mundial, The Fame Monster. Foi confirmada como terceiro single do álbum a 4 de Março de 2010. Co-escrita e produzida por RedOne, é inspirada por seu Medo do Monstro Sexo, um dos conceitos que levaram-na a elaborar o extended play. As letras retratam GaGa despedindo seus amantes.

Musicalmente, é composta por uma canção Europop mid-tempo com uma melodia levantante. Críticos contemporâneos predominantemente deram opiniões positivas e notaram sua forte influência de grupos pop como ABBA e Ace of Base. A canção entrou nas paradas do Reino Unido e da Hungria, devido às vendas digitais após o lançamento do EP. Após o lançamento, Alejandro entrou novamente no Reino Unido, assim como na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Suécia e Estados Unidos, enquanto chegou ao topo na Finlândia, Polónia, Rússia, Bulgária e Roménia. Alejandro tornou-se no sétimo single sucessivo de Gaga a chegar ao top dez da Billboard Hot 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário